domingo, 1 de julho de 2007

MOÇÃO DE APOIO À GREVE DOCENTE

Este documento cumpre o objetivo de manifestar posição de apoio e solidariedade à categoria de docentes da UEFS, que no momento se encontra em greve, como também as outras estaduais que estão paralisadas (UESB e UNEB).
Entendemos que:
- Reivindicar melhores salários perpassa por melhores condições de ensino, dentre outras.
- Reivindicar revogação imediata da lei 7176/97, condiz com uma proposta de universidade autônoma.
- Reivindicar mais verbas para as universidades públicas, não só aponta para o fortalecimento da esfera pública como também abre espaço para sua ampliação.
Logo, as reivindicações docentes estabelecem estreita ligação com o conjunto do funcionamento da universidade, portanto, não só é justa como plausível.
Manifestamos também nosso repudio as iniciativas do Governo Estadual, Jaques Wagner, que tem endurecido e protelado as discussões com a categoria, inclusive tendo sido somente no dia 25/06 instalada a mesa de negociação setorial. Como também a prática nefasta e antidemocrática do corte de salário por parte do Governo, que por vezes tem se manifestado “greve não é férias”, postura essa em rota de colisão com o direito grevista conquistado com muita luta.
Somos contrario a essa lógica demonstrada pelo Governo Estadual, que por sua vez também se faz presente em diversas medidas do Governo Lula da Silva. Não é e foi a toa a onda de ocupações em reitorias nos meses de maio e junho nas universidades pelo país, como também as greves de servidores do IBAMA, Técnico Administrativos das Universidades Federais (aproximadamente 40 unidades das 46 que a FASUBRA representa se encontram paralisadas em âmbito nacional), a greve dos professores do ensino básico na Bahia que permanecem firmes na luta, dentre outras mobilizações.
Exigimos respeito, não apenas para com os docentes, mas com a educação e as universidades. Por isso todo apoio aos que lutam em defesa dos direitos sociais.

AVANÇAR nas lutas e nenhum DIREITO a menos!
Diretório Central dos Estudantes
Gestão 2006/2007 - OUSAR: uma ciranda pra luta.